AMPV e RECEVIN reuniram com AHRESP

O objetivo da reunião foi a definição de uma agenda comum de cooperação entre as várias entidades

A AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho e a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal reuniram no passado dia 26 de setembro, na sede AHRESP, em Lisboa, com o principal objetivo de definir uma agenda comum de cooperação entre o setor da restauração, do vinho e do enoturismo.

Marcaram presença na reunião José Arruda, secretário-geral da AMPV, José Calixto, presidente da RECEVIN, Comendador Mário Pereira Gonçalves, presidente da AHRESP,

José Manuel Esteves, diretor-geral da AHRESP, e Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP.

O tema central desta reunião foi a Gastronomia e Vinhos, produtos PENT – Plano Estratégico Nacional para o Turismo, estratégicos para o turismo português.

As preocupações e anseios manifestados, no que ao setor do vinho diz respeito, revelaram-se comuns. A RECEVIN, a AMPV e a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal pretendem promover os vinhos, assim como os seus territórios produtores, reconhecendo que a gastronomia e o vinho se assumem cada vez mais como produtos turísticos de excelência. Entendem, desta forma, que uma parceria estratégica com a AHRESP seria “uma parceria profícua para todos”.

A AHRESP apresentou alguns dos seus Programas, nomeadamente, “Seleção Gastronomia e Vinhos”, “Gastronomia Património Cultural de Portugal” e “Portugal Sou Eu”. A RECEVIN, a AMPV e a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal apresentaram igualmente alguns dos projetos que estão a desenvolver e para os quais seria uma mais valia contar com a parceria da AHRESP, nomeadamente a “Capital dos Vinhos de Portugal”, campanha “Beber com Moderação” e “Cidade Europeia do Vinho”.

Neste momentos as diversas entidades estão a trabalhar numa agenda comum e no estabelecimento de um Protocolo de Cooperação que se prevê ser assinado no Festival Nacional de Gastronomia, a decorrer em Santarém de 21 de outubro a 1 de novembro.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *