//AMPV homenageou Vasco d’Avillez

AMPV homenageou Vasco d’Avillez

Associação distinguiu ainda outras personalidades e entidades no evento que assinalou o seu 11º aniversário.

Ana Mendes Godinho, que recebeu o prémio Personalidade do Ano, revelou que “2,5 milhões de turistas vêm a Portugal atraídos pelo enoturismo”. Secretário de Estado da Agricultura valorizou o trabalho desenvolvido pela AMPV na promoção do vinho e, sobretudo, dos territórios. Vasco d’Avillez lembrou que “o vinho conta a história e a vida do nosso país”.

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) comemorou o 11º aniversário no passado dia 30 de abril com uma gala no Centro Cultural do Cartaxo, cuja sala de espetáculos encheu para homenagear Vasco d’Avillez, distinguir personalidades e entidades com os Prémios Prestígio e também assistir ao filme “Setembro a Vida Inteira”, de Ana Sofia Fonseca.

Os Prémios Prestígio distinguiram na categoria de Revelação Ana Sofia Fonseca, realizadora do filme “Setembro A Vida Inteira”. Na categoria de Enoturismo, o prémio foi entregue à Iter Vitis – Os Caminhos da Vinha na Europa e a categoria Museus do Vinho reconheceu o trabalho desenvolvido pelo Museu do Alvarinho de Monção. O prémio Entidade do Ano foi entregue à ViniPortugal e Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, foi distinguida com o prémio Personalidade do Ano.

Nesta gala, a AMPV homenageou ainda, a título póstumo, Carlos Silva e Sousa, ex-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, que faleceu em fevereiro deste ano, aos 60 anos.

Presidente da AMPV fez a abertura da cerimónia

Na abertura da cerimónia, o presidente da AMPV, Pedro Magalhães Ribeiro, lembrou que a AMPV representa hoje mais de três milhões de portugueses, abarcando cerca de um terço do território nacional.

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho revelou que “2,5 milhões de turistas vêm a Portugal atraídos pelo enoturismo e 80% dos que nos visitam dizem que irão voltar pela gastronomia e pelos nossos vinhos”.

O Secretário de Estado da Agricultura Luís Medeiros Vieira foi o porta voz de uma mensagem escrita pelo Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, que elogiou o trabalho desenvolvido pela AMPV e reconheceu Vasco d’Avillez como “uma personalidade das mais marcantes do setor do vinho, exigente, fascinante, generoso comunicador e com um inesgotável sentido de humor”.

Vasco d’Avillez disse sentir-se “contentíssimo” com o gesto da AMPV. “São estas coisas que dão calor a uma vida que foi toda dedicada ao vinho. Não foi fácil, mas foi sempre divertida”, revelou, partilhando que “desde o início se pôs ao lado da AMPV, porque ela se põe do lado do território. E a ligação do vinho ao território é fundamental”.

Ana Sofia Fonseca foi distinguida com o prémio Revelação e apresentou o Filme “Setembro a Vida Inteira”.