Aguardente DOC Lourinhã «à prova»

No arranque da 5ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC da Lourinhã, o município foi à Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

Alunos, jornalistas e bloggers tiveram oportunidade de participar numa prova comentada e interativa de um dos principais produtos daquela região, a Aguardente DOC da Lourinhã.

Fernando Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, abriu a sessão e apresentou as diversas atividades que irão decorrer durante a Quinzena Gastronómica, que irá realizar-se de 10 a 20 de novembro. No decorrer da prova respondeu a questões relacionadas com a certificação internacional desta que é a única aguardente portuguesa produzida em Região Demarcada.

O enólogo Miguel Móteo conduziu a prova comentada, explicando os processos de maturação e envelhecimento deste produto e as principais diferenças e semelhanças entre a Aguardente DOC Lourinhã e as aguardentes Cognac e Armagnac. Servida a aguardente, o enólogo desafiou a audiência a descobrir e a comentar os aromas e sabores presentes nas aguardentes de dois produtores da Região: Adega Cooperativa da Lourinhã e Quinta do Rol.

Quinzena Gastronómica

A 5ª Quinzena Gastronómica Aguardente DOC Lourinhã conta com a participação de 14 estabelecimentos que irão apresentar pratos inovadores como Bife de Crocodilo com redução de Aguardente DOC Lourinhã, Acompanhado de Arroz de Manjericão e Legumes Braseados em Anis; Bife da Vazia com Molho de Pimenta e Aguardente DOC Lourinhã; Caldeirada Regada com Aguardente DOC Lourinhã; Crepe de Aguardente DOC Lourinhã guarnecido com Frango Indonesiano aromatizado com Aguardente DOC Lourinhã; Pizza de Gambas Flambeadas com Aguardente DOC Lourinhã, entre muitos outros.

O evento faz parte do programa de atividades do Dia Europeu do Enoturismo, uma iniciativa coordenada em Portugal pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Saiba mais em: www.cm-lourinha.pt

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *