Adegas de Tomar com ‘Dia de Portas Abertas’

A 1 de Março, Dia de Tomar, as adegas daquele concelho vão estar de «portas abertas» para promover os seus vinhos.

O Dia de Portas Abertas nas adegas do concelho de Tomar integra a apresentação da segunda edição da Carta de Sabores dedicada aos vinhos locais, no feriado municipal de 1 de Março, dia de Tomar.

Poder-se-á também dizer que a 1 de Março será dia de «tomar» um copo, para comprovar a evolução dos vinhos daquela que é uma das sub-regiões dos Vinhos do Tejo, outrora vinhos do Ribatejo.

A iniciativa conta com o entusiasmo dos produtores de vinho deste concelho que, com o apoio da autarquia, convidam a população e os visitantes a conhecerem os espaços onde se produzem os vinhos que crescentemente vão conquistando apreciadores dentro e fora do país.

Na apresentação do evento, um dos decanos da viticultura tomarense, José Vidal, afirmou que “a aposta na qualidade e a união entre os produtores para a promoção é fundamental para ultrapassar as dificuldades de escala”. Vidal lembrou ainda que “o município tem funcionado como pólo aglomerador, de que é exemplo a Carta de Sabores, que pretende fazer chegar ao consumidor, desde logo na restauração, o conhecimento dos vinhos locais”.

O vereador tomarense Bruno Graça, lembrou no entanto que se a responsabilidade da edilidade é conjugar esforços para a promoção, “é preciso não esquecer que são os produtores os especialistas na matéria, com capacidade para conquistar paladares”.

11.1No ‘Dia de Portas Abertas’ cinco adegas vão ter provas de vinhos, promoções especiais e outras surpresas, além da possibilidade de visitas ao espaço.

São elas a Casa Agrícola Solar dos Loendros (Rua de Tomar, nº 12-13 no Marmeleiro), o Casal das Freiras (Quinta Casal das Freiras, na Madalena), o Casal Martins (Fontinha, nº1 A, em Casais), a Encosta do Sobral (no Outeiro, Serra) e a Quinta do Cavalinho (na Rua de Tomar, em Valdonas). Quarta-feira, 1 de Março, durante todo o dia.

Nessa mesma data, no Mercado Municipal, pelas 12 horas, decorrerá a apresentação da carta de vinhos Sabores de Tomar.

Fonte: entroncamento online

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *