//Adega da Herdade do Freixo eleita Building of The Year’18

Adega da Herdade do Freixo eleita Building of The Year’18

Foi eleito um dos 15 “Edifício do Ano 2018” no mundo e recebeu galardão na categoria Arquitetura Industrial.

O ArchDaily, website de arquitetura mais visitado do mundo, voltou a premiar os mais belos edifícios a nível internacional. Foram recebidas e analisadas milhares de candidaturas. Mais de 100 mil leitores elegeram os melhores. Em todo o mundo sobressaíram quinze edifícios, que receberam o tão desejado troféu “Edifício do Ano 2018” e entre eles há um português: a Adega da Herdade do Freixo, inaugurada em 2016, recebeu o galardão na categoria Arquitetura Industrial.

Quando chegamos à Herdade do Freixo, no Redondo, é a paisagem alentejana e a natureza no seu esplendor que nos dominam a vista, até ao horizonte. A adega podia estar à vista de todos, mas o arquiteto Frederico Valsassina enterrou-‐a por baixo das vinhas e projetou-‐a para surpreender. Ela está lá, a mais de 20 metros de profundidade, mas não se vê. Segundo o arquiteto manter a paisagem intacta era a peça principal do projeto, porque a adega “não é para ser vista mas para ser vivida”.

Lá  dentro  a  espiral,  que  lembra  um  saca-rolhas,  faz-nos  viajar,  envolvendo  o  edifício subterrâneo, é a rampa circundante que permite o acesso aos três níveis da adega, iluminada pela luz natural. Frederico Valsassina salienta a necessidade de “criar um caminho de passagem por cada fase do vinho”, desde a receção da uva ao engarrafamento, desfrutando da beleza do edifício e sem interferir no processo.

Para Pedro de Vasconcellos e Souza esta distinção atribuída pelo ArchDaily - e que se vem juntar à Menção honrosa nos Prémios FAD 2017, à nomeação nos Prémios Construir 2017 e ao Prémio Especial Paixão Pelo Vinho Arquitetura 2006/2016 - é a certificação de um desejo: “O meu pai sempre me transmitiu para não correr atrás de um sonho, mas sim correr atrás das realizações. São elas que dão significado à vida”, destacou.

Tão importante distinção tem de ser partilhada. Assim, para celebrar com todos, a Herdade do Freixo vai fazer dois dias “Open Day”, a 4 e 5 de maio, contando com a presença de toda a equipa para receber os visitantes. No dia 5 de maio a iniciativa inclui duas visitas guiadas, às 10h30m e às 15h, contemplando explicações pormenorizadas do projeto, pelo arquiteto Frederico Valsassina. Nestes dois dias a entrada será livre, a partir das 10h e até às 17h, com visitas contínuas e espaçadas, de 1h30m. A loja da adega também estará aberta ao público, onde os visitantes poderão comprar os vinhos.