7 Maravilhas da Gastronomia foi há 5 anos

A declaração oficial das 7 Maravilhas da Gastronomia teve lugar num espectáculo com transmissão em direto pela RTP, no dia 10 de setembro de 2011, em Santarém, na Antiga Escola Prática de Cavalaria.

A 7 de Fevereiro daquele ano foram apresentadas as 433 candidaturas, das quais foram selecionadas 70, por outros tantos «especialistas» convidados pela organização. Um grupo de «personalidades notáveis», segundo a organização, escolheu, de entre as 7 dezenas, 21 pré-finalistas.

A votação pública realizou-se por SMS, chamadas telefónicas e Facebook, num processo que mereceu muitas críticas (sobretudo dos não eleitos), porque quem mais capacidade tinha de mobilizar os «eleitores» para a utilização dos meios referidos, mais possibilidades teria de sair vencedor. Mas essas eram as regras e quem concorreu aceitou-as. Registaram-se, no total, quase um milhão de votos.

Recordemos os pratos eleitos:

Alheira de Mirandela, Queijo Serra da Estrela, Caldo Verde, Arroz de Marisco, Sardinha Assada, Leitão da Bairrada e Pastel de Belém.

1-1Mas o processo teve início com a escolha de 70, entre as 433 candidaturas. Nesta fase, a região do país com mais eleitos na lista de pré-finalistas foi o Alentejo, com 12 pratos. Seguiu-se a região de Lisboa e Setúbal com 9 pré-finalistas e os Açores, Madeira, Trás-os-Montes e Alto Douro e Beira Litoral com 8 pratos cada respetivamente. Com 6 candidatos eleitos encontravam-se o Algarve e Entre Douro e Minho. A Beira Interior teve 3 pratos eleitos e a região da Estremadura e Ribatejo apenas 2.

Eis a lista dos70 pré-finalistas na qual se registam, por exemplo, as ausências do arroz-doce e do leite-creme do domínio dos doces ou qualquer prato de cabrito.

Entradas Alheira de Mirandela, Bôla de Lamego, Bolo do Caco, Lapas da Madeira, Espargos com Ovos, Muxama de Atum, Pastel de Bacalhau, Pezinhos de Coentrada, Presunto de Barrancos, Queijo Serra da Estrela.
Sopas Açorda à Alentejana, Caldo de Cascas, Caldo Verde, Canja de Borrego Caspacho com Carapaus Fritos, Sopa da Pedra, Sopa de Cação, Sopa de Castanhas, Sopa de Peixe da Figueira, Sopas do Espírito Santo.
Peixe Açorda de Bacalhau, Açorda de Sável, Arroz de Lampreia, Arroz de Lingueirão, Bacalhau à Braz, Bacalhau à Gomes de Sá, Bacalhau à Zé do Pipo, Bife de Atum à Madeirense, Polvo Assado no Forno, Sardinha Assada.
Marisco Amêijoas à Bulhão Pato, Arroz de Marisco, Camarão da Costa da Figueira Cavaco Cozido com Molho Verde, Cracas Cozidas, Lapas Grelhadas dos Açores, Mariscada de Sesimbra, Ostras do Sado, Percebes de Aljezur, Xarém com Conquilhas.
Carne Alcatra da Ilha Terceira, Alheira de Mirandela com grelos salteados, Chanfana, Cozido à Portuguesa, Cozido das Furnas, Espetada de carne de vaca em espeto de pau de louro, Leitão da Bairrada, Migas Alentejanas, Posta Mirandesa, Tripas à Moda do Porto.
Caça Arroz de pombo bravo com hortelã, Coelho à Caçador, Coelho do Porto Santo à Caçador, Empada de Coelho Bravo com Arroz de Pinhão e Passas, Feijoada de Javali, Javali no Pote com Castanhas, Perdiz à Algarvia, Perdiz à Caçador, Perdiz de Escabeche de Alpedrinha, Tordos Fritos ou Fritada dos Passarinheiros.
Doces Ananás dos Açores, Bolo de Mel da Madeira, Dom Rodrigo do Algarve, Encharcada do Convento de Santa Clara, Ovos Moles de Aveiro, Pão de Rala, Sericaia, Pastéis de Tentúgal, Pastel de Belém, Pudim Abade de Priscos.

Destes 70 foram depois escolhidos os seguintes 21

Entradas – Alheira de Mirandela (Trás-os-Montes e Alto Douro), Pastel de Bacalhau (Lisboa e Setúbal) e Queijo da Serra da Estrela (Beira Interior/Beira Litoral).
Sopas – Açorda à Alentejana (Alentejo), Caldo Verde (Entre Douro e Minho) e Sopa da Pedra (Ribatejo/Estremadura).
Marisco – Amêijoas à Bulhão Pato (Lisboa e Setúbal), Arroz de Marisco (Estremadura e Ribatejo) e Xarém com Conquilhas (Algarve).
Peixe – Bacalhau à Gomes de Sá (Entre Douro e Minho), Polvo Assado no Forno (Açores) ou a popular Sardinha Assada (Lisboa e Setúbal).
Carne – Chanfana (Beira Litoral), Leitão da Bairrada (Beira Litoral) e Tripas à Moda do Porto (Entre Douro e Minho).
Caça – Coelho à Caçador (Beira Litoral), Coelho à Porto Santo à Caçador (Madeira) e Perdiz de Escabeche de Alpedrinha (Beira Interior).
Doces – Pastel de Belém (Lisboa e Setúbal), Pastel de Tentúgal (Beira Litoral) e Pudim Abade Priscos (Entre Douro e Minho).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *