//600 mulheres em ‘júri vínico’

600 mulheres em ‘júri vínico’

Provadoras de 23 nacionalidades diferentes vão avaliar mais de 4.500 vinhos, provenientes de 12 países.

O concurso, denominado ‘Féminalise’ foi criado após a constatação de que” 70% das compras de vinhos são feitas pelas mulheres”, refere Didier Martin, com mais de 30 anos de atividade no mundo do vinho.

A primeira edição aconteceu em 2007, com a participação de 1120 vinhos e 170 provadoras e o sucesso é fácil de comprovar quando comparamos com os 4.500 vinhos e 600 provadoras da edição que terá lugar no próximo dia 5 de abril em Paris, França.

Confessando que uma das razões para criar este evento é porque “eu adoro as mulheres”, Martin adianta outra: “as mulheres procuram a qualidade no vinho, enquanto os homens procuram o padrão (o que é esperado). Nas degustações, as mulheres são mais rápidas, eficientes e diretas, comparada com os homens. Elas procuram a qualidade, acima de tudo.”

Didier Martin acrescenta que, em mais de uma dezena de anos de observação do comportamento feminino no concurso, conclui que “não há vinhos femininos, por mais que os homens pensam que sim. As mulheres podem gostar de um vinho tinto bem potente mas também de um vinho doce.”

No site do ‘Féminalise’ é apresentada a forma como decorre a prestação das mulheres que compõem este ‘imenso júri’:

– As provadoras são selecionadas entre as áreas do mundo do vinho na base das suas faculdades de provar um vinho.

– Todos os vinhos são apreciados em prova cega, servidos num copo, com a temperatura considerada ideal, por profissionais qualificados.

– Cada vinho é provado por 3 mulheres sentadas em mesas afastadas uma da outra. Nenhuma influência, nem comentário é possível entre cada provadora.

– Cada vinho obtém uma nota seguindo uma ficha de prova com 39 pontos de controlo.

– No caso de defeito do vinho, uma garrafa de substituição conservada a uma temperatura adequada será servida às provadoras.

– É observado um cuidado particular na apresentação dos vinhos numa ordem que garanta bons resultados.