//5000 restaurantes em festival gastronómico

5000 restaurantes em festival gastronómico

Iniciativa ‘Goût de France’ acontece em 5000 restaurantes, de 15 países, nos 5 continentes.

Pelo quinto ano consecutivo, o Goût de/Good France, que se apresenta como “verdadeiro elo de ligação entre os chefes de todo o mundo que celebra a vitalidade da cozinha francesa” é organizado por iniciativa do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros de França e tem como objetivo “contribuir para a divulgação da cozinha francesa nos 5 continentes”.

Será no dia 21 de Março, em 150 países, que 5000 chefs de todo o mundo, apresentam um “jantar à francesa”, sob o signo de uma cozinha responsável já que o tema O tema Goût/Good France 2019 é o ‘Desenvolvimento sustentável através de uma gastronomia responsável e o empenho dos chefs na preservação do planeta’.
É assim que a embaixada de França em Portugal apresenta este evento e convida os restaurantes em Portugal a aderir, até 5 de março.

Este ano o destino em destaque é a Provença pelo que, ao participar neste evento, os chefs poderão apresentar um menu de inspiração francesa ou provençal no seu restaurante. Pela primeira vez, a organização do Goût de/Good France possibilita prolongar a comemoração durante a semana de 21 de Março. Os cozinheiros, franceses ou estrangeiros podem adaptar os seus pratos ao seu próprio mercado e aos produtos locais. Cada menu é o testemunho de uma cozinha que acautela o “comer bem” e o ambiente.

A primeira edição deste evento internacional teve lugar em 2015, no seguimento da inscrição da gastronomia francesa no património imaterial da UNESCO. Retomando a ideia dos “jantares de Epicuro” de Auguste Escoffier em 1912, o Goût de/Good France incita os chefs de todo o mundo e as embaixadas para servirem, no mesmo dia, jantares “à francesa” em diferentes cidades do mundo.

No âmbito do Goût de /Good France 2019, serão organizados vários eventos nomeadamente, em França e no estrangeiro, incluindo Portugal, o jantar Goût / Good France que reunirá, no dia 21 de Março, os restaurantes e embaixadas de França nos cinco continentes. Em Paris será organizado um jantar comemorativo, aberto ao público, sobre o tema do banquete provençal.