//50 edições, 5.000 kg de sardinhas e 5.000 litros de vinho

50 edições, 5.000 kg de sardinhas e 5.000 litros de vinho

A estes números, acrescente-se 10.000 kg de pão e 50 assadores (grelhadores). Tudo gratuitamente… em Benavente.

Chama-se ‘Festa da Amizade’, teve a primeira edição em 1969, assinalando portanto, neste ano de 2018, os 49 anos de «idade» (existência) e a 50ª edição.

Este ano realiza-se de 28 a 30 de junho e como acontece desde a primeira edição não vão faltar as sardinhas, o pão e o vinho. Porque tudo começou quando um grupo de amigos, no Café Central, “aventou a ideia de realizar uma Sardinhada, no mês de junho, aberta a um mais dilatado grupo de convivas”.

Certamente que os ‘números’ de hoje são absolutamente surpreendentes quando comparados com os que em 1969 alimentaram o tal grupo de amigos. No dia mais aguardado da ‘Festa da Amizade’, sábado 30 de junho, estarão à disposição dos apreciadores da sardinha 50 assadores prontos para assar cinco mil quilos de sardinhas. Para receber o pingo na fatia, serão disponibilizados 10.000 quilos de pão e para complementar os sabores sólidos, serão distribuídos 5.000 litros de líquido que é como quem diz, de vinho da região.

Claro que, tratando-se de Ribatejo não poderiam faltar os toiros que integram a programação com encierros (populares a correrem em frente a uma pequena manada) e largadas de toiros. Mas também concentração de campinos, jogos de cabrestos, cavaleiros amadores e atrelagens, entre outras atividades.

No ano das 50 edições os fogareiros serão acesos às 21.30, depois do lançamento de 50 morteiros, e começa a distribuir-se a ‘Trindade gustativa’ (sardinha, pão e vinho). A noite prolonga-se com animação musical e tauromáquica.

Desde 1969

Do site festadaamizade.pt retirámos:

 “Numa noite de amena cavaqueira, igual a tantas outras, no então Café Central, na ainda Praça da República, um grupo de amigos aventou a ideia de realizar uma Sardinhada, no mês de Junho, aberta a um mais dilatado grupo de convivas.

…cada um dos 16 aderentes contribuir com a verba de 200 escudos, ao mesmo tempo que o 17º oferecia um borrego…

…passados três anos deixou de ter carácter privado, para se expandir a algumas artérias da vila e tomar feição vincadamente popular.

O convívio de algumas dezenas transformou-se na Festa de muitos milhares, que elegeram o último sábado de junho, como Dia da Amizade, uma data obrigatória para rever Amigos e visitar a castiça Benavente, que a todos recebe de braços abertos e orgulhosa da sua hospitalidade”.

Programa em: http://www.cm-benavente.pt/informacoes/agenda/item/2853-festa-da-amizade-sardinha-assda-de-benavente

Foto: festadaamizade.pt