25 anos de Região Demarcada da Aguardente DOC Lourinhã

O 25º aniversário da criação da Região Demarcada da Aguardente DOC Lourinhã foi celebrado a 11 de março, com um Encontro Técnico e Gastronómico.

Ao longo desta jornada de celebração, em que marcaram presença operadores, investigadores, agentes comerciais e autarcas da região, entre outros convidados, foram partilhadas perspetivas sobre o desenvolvimento da Região Demarcada, crescimento comercial e formas de produção. O encontro constituiu, igualmente, uma mostra de todo o potencial da Aguardente e dos muitos produtos associados, que incorporam esta bebida na sua confeção.

A organização do evento aproveitou o coffee break para uma apresentação de produtos que incorporam Aguardente DOC Lourinhã e respetiva degustação: Bombons de Aguardente DOC Lourinhã da Doce Lourinhã, Pastéis de Aguardente DOC Lourinhã da Lourinius e Pêras em Calda de Aguardente DOC Lourinhã da Pêras & Companhia.

Também o almoço, confecionado pelo Chef Chakall, incorporou a Aguardente DOC Lourinhã nas propostas gastronómicas apresentadas pelo conhecido chefe.

Nas Jornadas Técnicas houve oportunidade de abordar os sistemas tradicionais e alternativos de envelhecimento da Aguardente Vínica da Lourinhã, salientando-se ser fundamental estudar os diferentes sistemas de envelhecimento, tendo em vista a otimização do produto.

Foi também apresentada uma proposta de elaboração do Plano Estratégico da Aguardente DOC Lourinhã. Dependente de financiamento para a sua concretização, a referida proposta tem como objetivo potenciar o produto “Aguardente DOC Lourinhã”, alcançar mais mercados e projetar a região Demarcada.

Vasco Avillez, presidente da Direção da CVR Lisboa, reiterou a importância das sinergias na promoção deste produto, dando o exemplo do vinho generoso de Carcavelos, que integra, na sua produção, uma parte significativa de Aguardente DOC Lourinhã

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *