Chefe Cozinheiro do Ano 2015

0wn2NXJoão Viegas venceu a final da 26ª edição do concurso que decorreu na Feira Internacional de Lisboa.

A final do concurso “Chefe Cozinheiro do Ano 2015”, que decorreu no passado dia 23 de Novembro na Feira Internacional de Lisboa, distinguiu o chef João Viegas, entre os seis finalistas em competição.

O Chefe Cozinheiro do Ano é o maior concurso nacional de cozinha para profissionais, organizado pela Edições do Gosto, sendo que o apuramento do vencedor se processa em várias etapas. Com apenas 27 anos, João Viegas é o subchef executivo do restaurante São Gabriel, em Almancil, que é considerado uma referência nacional no Algarve e tem a assinatura do chef Leonel Pereira.

No ano em que se celebra a 26ª edição deste concurso, todos os candidatos prestaram homenagem à gastronomia nacional, apresentando um menu completo (entrada, prato de peixe, prato de carne e sobremesa), no qual era obrigatória a utilização do bacalhau salgado seco da Noruega, vitela e maçã. O menu apresentando por João Viegas era composto por: entrada – “peixe do dia com sopa de cataplana e falsas lulas fritas”; prato de peixe – “bacalhau a baixa temperatura com todos e orelha de porco”; prato de carne – “lombinho de vitela assado com seu croquete de molejas e pickles de vegetais bio”; sobremesa – “pudim com licor de medonho, mousse de alfazema e maçã em diferentes texturas”.

O júri do concurso “Chefe Cozinheiro do Ano” é presidido por Nuno Mendes, chefe do Chiltern Firehouse e Taberna do Mercado, em Londres. O director técnico é o chefe António Bóia. A avaliar a Final Nacional estiveram ainda os chefes Nuno Diniz, Helmut Ziebell, Albano Lourenço e Paulo Pinto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *