//14 mil nos 25 anos do Festival Queijo Pão e Vinho

14 mil nos 25 anos do Festival Queijo Pão e Vinho

Apesar do ‘tempo chuvoso’, a edição que marcou um quarto de século do certame, voltou a merecer a visita dosa apreciadores.

O Festival que junta um dos ‘trios’ mais apreciados da gastronomia portuguesa, – Queijo, Pão e Vinho -, que decorreu a 5,6 e 7 de abril em S. Gonçalo, Quinta do Anjo (Pamela), recebeu cerca de 14 mil visitantes.

A edição que assinalou os 25 anos do certame proporcionou um fim de semana repleto de gastronomia, diversão e confraternização para todas as famílias.

Ao longo dos três dias, as/os visitantes tiveram a oportunidade de contactar com os 55 expositores presentes e encontrar os melhores vinhos, queijos (com destaque para o Queijo de Azeitão), pão, fruta, mel e doçaria produzidos na região, com os produtores a mostrarem-se satisfeitos com o volume de vendas e um público cada vez mais interessado em produtos genuínos. As tasquinhas de gastronomia e a exposição de animais foram outros atrativos. Paralelamente, decorreu um programa composto por 36 atividades (música, dança, desporto, entre outras), destacando-se a famosa Corrida de Ovelhas, as tosquias de ovelhas e também o Concurso de Queijo de Azeitão DOP. Houve também o habitual programa equestre e um programa “Especial Gastronomia”.

O Festival é organizado pela ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida e Câmara Municipal de Palmela, contando com o apoio da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo. As três entidades destacam o trabalho de parceria que foi feito para valorizar e dotar de melhores condições o espaço da ARCOLSA, de forma a acolher cada vez melhor as/os visitantes e permitir que o Festival possa ser cada vez mais diversificado na sua oferta, mas mantendo a centralidade nos produtos endógenos.

Uma das atividades integradas no programa foi o Concurso de Queijo de Azeitão DOP. Eis os vencedores:

Queijo de Azeitão DOP
1.º Queijos Santiago; 2.º Queijaria da São; 3.º Vítor Fernandes

Queijo Seco
1.º Vítor Fernandes; 2.º Queijaria da São; 3.º Sabino Rodrigues

Manteiga de Ovelha
1.º Vítor Fernandes; 2.º Queijaria da São; 3.º I’m Cheese