13 milhões para a promoção internacional de vinhos

Metade deste valor será investido pela Viniportugal, com foco particular nos Estados Unidos da América.
A fileira do vinho de Portugal deverá investir em 2018 cerca de 13 milhões de euros na promoção internacional, com os Estados Unidos da América a «merecerem» 24% dos 6,5 milhões de euros da Viniportugal para o próximo ano.

A aposta será em 14 mercados prioritários, com a Viniportugal a programar 21 provas de vinhos e anunciar um alargamento a novas cidades da Polónia e da Suíça, assim como a Macau.

De acordo com Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, “o reforço da aposta promocional nos Estados Unidos da América visa consolidar a nossa presença no mercado líder para os vinhos portugueses e a montra de referência internacional do sector”.

O Plano Sectorial de Marketing e Promoção para 2018, apresentado no Fórum Anual dos Vinhos Portugueses em finais de novembro na Curia, foi ainda revelado que se pretende promover visitas de comitivas de importadores dos Estados Unidos, Rússia e Canadá a Portugal; provas de vinho adaptadas a cada mercado; realização de feiras e festivais para consumidores no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Suécia; ações de formação e educação para profissionais do sector da hotelaria e restauração; comunicação digital publicidade e patrocínios; e ainda iniciativas de relações públicas dirigidas a decisores e influenciadores.

Soube-se, igualmente, que os EUA são já um dos principais mercados importadores de vinhos nacionais, tendo registado um crescimento composto anual de 9,2% em volume das importações de vinho português entre 2011 e 2016. O top 10 dos principais mercados de destino dos vinhos portugueses inclui ainda países como França, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Bélgica, Países Baixos, Angola e Suíça, mercados que representam 63,5% das exportações totais em volume e 73% em valor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *