//Mais de 1,3 milhões nas caves vinho do Porto

Mais de 1,3 milhões nas caves vinho do Porto

Espanhóis, franceses e portugueses, lideram entre os que visitaram em 2019 as caves de vinho do Porto.

As visitas às caves de vinho do Porto certificadas em 2019 cresceram 8,8% face ao ano anterior, registando o número recorde de 1.376.243 visitantes, referiu a Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP).

Os resultados avançados pela associação, referentes a 2019 permitem concluir que os visitantes espanhóis ultrapassaram os franceses e passaram a liderar o ‘ranking’ de visitas às caves de vinho do Porto, com perto de 192 mil turistas, correspondentes a um peso de 13,94% e a um aumento de 20,0% relativamente ao ano anterior. Seguiram-se os franceses, com um peso de 13,55% e uma evolução homóloga de 2,8%, para um total de 186.483 mil visitantes, e os portugueses (175.758 visitantes), equivalentes a 12,77% do total e com uma subida de 32,6% face a 2018. Os EUA, o Reino Unido e o Brasil completam o ‘top’ seis de mercados emissores de visitantes para as caves de vinho do Porto, com quotas de 8,81%, 8,55% e 8,43% do total, respetivamente. Em termos de evolução homóloga, os visitantes dos EUA lideraram, com um aumento homólogo de 33,0% dos visitantes em 2019, seguidos dos portugueses.

A AEVP – Associação das Empresas de Vinho do Porto – é uma instituição privada sem fins lucrativos, constituída em Janeiro de 1975, com sede em Vila Nova de Gaia. Tem por objecto a representação e protecção do interesse dos seus Associados e a promoção e defesa da indústria e comércio dos Vinhos do Porto e Douro e outros produtos vínicos da Região Demarcada do Douro em todo o espaço nacional e no estrangeiro.

Junto das Caves de Vinho do Porto, a AEVP desenvolve um papel coordenador, com vista à prestação de um serviço de excelência, a todos os que procuram conhecer a história e genuinidade, de um produto conhecido mundialmente – o Vinho do Porto.

A certificação das Caves pela AEVP garante a credibilidade da informação, dada ao visitante, reconhecendo códigos de conduta profissional e responsabilidade social.

No site http://www.cavesvinhodoporto.com estão identificadas 14 caves certificadas.

Fotos: cavesvinhodoporto.com